Nutrição esportiva, explicando como ela pode melhorar o desempenho dos atletas e quais as principais ferramentas para se atuar nessa área. Acompanhe nosso Blog e fique por dentro de mais informações e conteúdos que, assim como esse sobre nutrição esportiva, podem fazer com que você tenha mais saúde e qualidade de vida em seu dia a dia. E lembre-se, caso precise de ajuda especializada, entre em contato com a gente e tenha acesso ao corpo clínico preparado para te ajudar.

Mas os lipídios também possuem seu papel relevante, principalmente os lipídios funcionais. Diversas pesquisas relacionadas ao consumo alimentar em grupos atléticos sugerem que muitos desses indivíduos encontram-se em constante déficit energético6,24,30. As discrepâncias entre o consumo energético relatado e o dispêndio energético estimado têm sido também relacionadas às fontes de erros das metodologias empregadas nos estudos25,26-28. Times de futebol, basquete, vôlei e de diversos outros esportes precisam de nutricionistas esportivos em seu corpo de funcionários para elaborar dietas e acompanhar os atletas.

Além disso, a ingestão de carboidrato pode atenuar as alterações negativas no sistema imune devido ao exercício4. Existem evidências de que o consumo de dieta rica em carboidrato, em período de treinamento intenso, pode favorecer não somente o desempenho como o estado de humor do atleta12. As reco-mendações de carboidrato para atletas são de 6-10g/kg de peso corporal por dia ou 60-70% da ingestão energética diária1,13; entretanto, a necessidade individual dependerá do gasto energético, da modalidade esportiva, do sexo e das condições ambientais1. Embora a maioria das pessoas acredite que esta é uma área destinada apenas a atletas profissionais, a nutrição esportiva é bastante abrangente e pode oferecer benefícios para qualquer indivíduo que pratica exercícios físicos regularmente.

Qual o papel da nutrição esportiva?

Vale ressaltar que essa é uma área de trabalho diferente da nutrição clínica, pois é focada em atletas de alto rendimento. A nutrição esportiva é bem mais abrangente do que parece, uma vez que não atende apenas atletas profissionais. Qualquer pessoa que pratica exercício físico regularmente mixbet pode valer-se da especialidade. Elas são responsáveis por garantir energia para tarefas diárias, mas são ainda mais importantes para aqueles que desejam ter uma boa performance no esporte. Por isso, a dieta é um cuidado tão importante na vida de atletas profissionais e amadores.

O papel da nutrição na performance esportiva

Mande uma dúvida para a nutricionista

Com base nos dados obtidos, deve-se preparar um cardápio com atenção especial para o pós e o pré-treino, uma vez que essas refeições apresentam grande peso na performance e em como o cliente se sente. Não se trata apenas da enorme quantidade de calorias que os desportistas gastam diariamente, mas também do estresse oxidativo que leva à grande produção de radicais livres e a necessidades diferentes de macro ou micronutrientes. Dessa forma, percebe-se que a área de atuação é ampla, alcançando os mais diversos públicos, desde profissionais olímpicos e times grandes até praticantes amadores que buscam melhores resultados.

Após o reajuste do dispêndio energético para as mudanças no peso corporal, foi observado um sub-relato de menos 1133kcal na ingestão energética. Por outro lado, acompanhando jogadores de basquete, Leinus & Ööpik27 identificaram importantes déficits no consumo energético, porém não detectaram significativas alterações no peso corporal. Neste estudo, a ingestão energética foi calculada a partir de registros dietéticos de quatro dias, e o gasto energético foi estimado a partir dos registros de atividades físicas e tabelas de equivalentes energéticos. As correlações positivas verificadas entre a ingestão energética, o peso corporal e o dispêndio energético, sugeriram que as divergências entre a ingestão real de alimentos e o consumo registrado podem não ter sido tão acentuadas. O consumo apropriado de carboidrato é fundamental para a otimização dos estoques iniciais de glicogênio muscular, a manutenção dos níveis de glicose sangüínea durante o exercício e a adequada reposição das reservas de glicogênio na fase de recuperação1.

O principal objetivo da nutrição esportiva é promover o bem-estar, qualidade de vida e saúde do praticante por meio da adoção de uma dieta que respeite as necessidades energéticas de sua atividade física. Muitas vezes, é possível garantir que o paciente faça a ingestão adequada de nutrientes apenas com a elaboração de um plano alimentar compatível com suas características e exercícios executados. A importância dada às questões nutricionais no desempenho esportivo também pode determinar o comportamento alimentar de grupos atléticos. Burke et al.5 identificaram padrões dietéticos próprios ao tipo de modalidade esportiva, ao comparar quatro grupos de atletas de elite do sexo masculino .

Conheça as melhores formas de atendimento nutricional a atletas

Um treinamento acompanhado de uma alimentação planejada poderá atingir maior intensidade de trabalho e duração do mesmo, da mesma forma que nos períodos de descanso a dieta também deve ser adaptada e assim favorecer a compensação ao esporte. A prática da nutrição esportiva exige do nutricionista uma especialização nessa área para uma maior capacitação, qualificação e aprofundamento do tema. É importante ressaltar que a nutrição tem uma ramificação específica para estudar questões alimentares voltadas para o atleta de alto rendimento. Diante desse cenário, o Nutricionista Esportivo desempenha um papel importantíssimo na vida do atleta, já que é esse profissional que irá prescrever a dieta de acordo com as necessidades físicas, mentais e esportivas do indivíduo.

O profissional também deve entender as particularidades da atividade física realizada pelo paciente e suas necessidades energéticas, bem como os objetivos do indivíduo em relação a esta prática. A nutrição esportiva tem como função proteger a saúde de quem pratica a atividade física nesses momentos. Durante a fase de treinos, o atleta precisa seguir um plano alimentar que forneça energia necessária para o esforço envolvido. Assim, a nutrição esportiva tem como objetivo melhorar o rendimento, o desempenho e prezar pela saúde, variando o método de aplicação de acordo com cada atividade física e com os objetivos do atleta.