No IRDEB, Instituto Radiodifusão Educativa da Bahia (TVE e Rádio Educadora FM) onde foi um dos gerentes. A formação da opinião pública, bem esclarecida, é fundamental para o regime democrático. Só através da opinião pública formada nestes termos é que assegura à condução dos negócios públicos, das normas públicas e das leis sociais. Segundo a Constituição Federal de 1988, todo indivíduo tem direito à informação. Esta garantia é constatada na prática, tendo em vista a importância da imprensa na propagação da informação à população brasileira.
Porém, é preciso liberdade de expressão e manifestação de pensamento, pois, a imprensa tem o dever de informar e a população o direito de ser informado”. A comunicação pública de qualidade é uma demanda social pelo direito à informação. Portanto, é imprescindível respeitar alguns de seus fundamentos, como transparência, garantia de acesso pleno às informações, de forma que possam ser compreendidas pelo cidadão comum. O jornalista nunca deve usar crianças e adolescentes em reportagens para perguntar sobre a violência sofrida. Isso gera “revitimização” e sofrimento, além de uma exposição desnecessária na mídia que pode, até mesmo, colocar a vida delas em risco. Mesmo que nomes e vozes sejam ocultadas, há outras informações como cidade, rua, fachada da residência, que podem identificar a vítima, violando os seus direitos.
Das periferias da Zona Sul de São Paulo, em 2009, três jovens jornalistas , criaram uma produtora de Jornalismo de Quebrada que gera e distribui informação dos extremos ao centro, ocupando espaços que antes não apareciam e garantindo o acesso a direitos. Fundada em 2009, a Énois é um laboratório e escola online de jornalismo voltada para jovens da periferia. Por meio do curso, estudantes experimentam formas de colocar o jornalismo em prática, da pauta à distribuição. As produções são distribuídas em veículos parceiros e cada jovem recebe uma bolsa-auxílio mensal para transporte e alimentação.
A imprensa realiza, historicamente, uma função social em relação à sociedade. Ela é a responsável por denunciar casos de violações dos direitos humanos e também fortalecer o debate público acerca deste tema. A cobertura jornalística de casos que envolvem o abuso e a exploração custo de produtora de vídeo sexual de crianças e adolescentes, entretanto, precisa de atenção redobrada. Por envolver um tema que ainda é encarado como tabu para muitas pessoas e, por muitas vezes, causar comoção nacional, o trabalho deste profissional deve ser cuidadosamente elaborado.
Durante o evento foi lançado o Código de Autorregulação em Qualificação e Certificação, além de ser concedido o Prêmio Nacional de Seguridade ao Secretário do Tesouro Nacional, Paulo Fontoura Valle. Com 3 dias de duração , o 43° Congresso Brasileiro de Previdência Privada , contou com uma ampla programação de 79 atividades (entre Plenárias, Insight Sessions, Palestras Técnicas, Espaço UniAbrapp e Espaço Boas Práticas). O documento PDF escolhido deverá abrir no navegador, caso o plug-in de leitura de PDF tenha sido instalado (por exemplo, uma versão atualizada do Adobe Acrobat Reader).
Não se deve usar tarjas, por exemplo, nos rostos, pois estimulam a criminalização pela audiência. Em 2019, 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estavam em situação de trabalho infantil, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua), do IBGE. A previsão para os próximos anos é que mais crianças estejam nessa condição, consequência da volta do Brasil ao mapa da fome. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com metas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas), determina a erradicação do trabalho infantil em caráter de urgência em todas as formas até 2025. Na oficina, ele explicou como começaram os primeiros estudos que relacionam o aumento da ingestão de alimentos ultraprocessados com a maior incidência de doenças crônicas não-transmissíveis, como a obesidade. Falou de como percebeu que é o ambiente, e não o indivíduo, que é um dos responsáveis pela epidemia de tais enfermidades.
Estudantes de Jornalismo realizam cobertura das Eleições 2020
A importância para a sociedade da cobertura jornalistica no processo legislativo. Ele ressaltou também que crimes em favelas ou em comunidades são situações perigosas e que requerem muito cuidado por parte do jornalista. “É preciso ter paixão por aquilo que fazemos, se você morre não é nada glorioso”, concluiu.
eBook Gestão de mídias sociais
Especialistas destacam, por exemplo, que crimes na classe média ganham mais destaque embora afro-descendentes jovens sejam as principais vítimas da violência. O Adalberto Cordeiro, nosso colega que é apaixonado por televisão, está vivenciando este cotidiano nestas semanas. Além de notar a mudança de intensidade no trabalho, ele está contente em poder seguir de perto uma realidade que sempre o encantou. A manhã surgiu nublada, lenta e como quem não abrir mão do fim de semana.
É preciso lembrar que não há um padrão a ser seguido a fim de evitar completamente as ações por parte de terceiros. A construção e publicação de notícias são intrínsecas da atividade jornalística. Por isso, cada situação deve ser direcionada pelo bom senso e tato profissional.