Ou seja, se você alisa os cabelos, mas ele é naturalmente cacheado, as necessidades da sua fibra capilar correspondem às dos cachos. Existem diversos cuidados para cabelos lisos, se você tem mechas lisas, saiba que existem alguns cuidados essenciais e indispensáveis. Além do ressecamento provocado pelo sol, outros problemas surgem por causa dos hábitos típicos do verão, como frequentar praia e piscina. O cloro e a água salgada podem trazer muitos prejuízos para um cabelo que não é devidamente cuidado. Os óleos vegetais podem ser usados tanto para fazer umectação, quanto para auxiliar o finalizador. Inclusive, essa é uma ótima forma de manter os cuidados com o cabelo cacheado na praia, uma vez que eles tendem a ressecar. A vantagem desse acessório é que ele também protege a pele do rosto e os olhos contra os raios solares, melhorando o seu visual.
Já se você passou por piscina, praia e sol, precisará de produtos que ajudem a fazer uma limpeza equilibrada, retirando as impurezas acumuladas. Se eles tiverem vitamina E e ômega 6, o resultado será ainda melhor, pois esses nutrientes previnem o desbotamento da cor. A aveia contém um mineral chamado silício, que ajuda a estruturar a queratina, proteína importante para o cabelo. Além disso, as vitaminas do complexo B e zinco favorecem o crescimento e controlam as mudanças hormonais, evitando quedas e fios brancos. A psoríase, por exemplo, é uma doença crônica na qual as pessoas apresentam manchas avermelhadas e descamativas, mas pode ser confundida com caspa.
Mas é sempre recomendável pensar duas vezes, pois certos danos levam muito mais tempo para serem remediados do que levamos para executá-los. Para que seu cabelo esteja sempre arrumado, recomenda-se utilizar um produto adequado, como um creme para pentear ou condicionador sem enxágue. Uma forma de manter a boa aparência desse tipo de cabelo é lavar os fios um dia sim, um dia não. Podemos separar os cabelos em, basicamente, 4 tipos, que são os cabelos oleosos, mistos, normais e secos. Isso sem falar das texturas, que são divididas em ondulados, cacheados e crespos. Se você colore o cabelo e também faz alisamentos, dê um espaço de 20 dias entre os dois para que o cabelo se recupere da primeira química.
Para cabelos que precisam de uma hidratação profunda, vale trocar o condicionador pela máscara de tratamento, de 15 em 15 dias. É que o produto tem maior concentração de ativos, que já vão agir na hora do banho e melhorar o aspecto das madeixas. É a técnica de aplicar óleo ou condicionador hidraliso alisante de chuveiro antes do shampoo, para proteger a oleosidade natural do fio. Feita pelas crespas e cacheadas, basta deixar o produto agindo cerca de 20 minutos antes do shampoo, e depois, lavar os cabelos normalmente. Os cabelos são a moldura do rosto e portanto devem ter um tratamento especial.
Piores Coisas Que Você Pode Fazer Com Seu Cabelo
Os preços, promoções, condições de pagamento, frete e produtos são válidos exclusivamente para compras realizadas via internet. Limpar escovas e pentes impede a proliferação de bactérias e fungos que vão direto para seu couro cabeludo. O ideal é você possa aprender afazer o procedimento em casa e repeti-lo mais vezes no seu dia a dia.
Pessoas que usam cabelo tracionado para trás, como rabo de cavalo, todos os dias e de forma contínua, podem ter inflamação em volta do folículo, causando alopecia grave. Isso também ocorre com apliques pesados e colocados sempre no mesmo local. Já, os cabelos crespos e cacheados devem ser avaliados em relação ao couro cabeludo.
Dicas De Lavagem E Cuidados Com Os Cabelos Na Quarentena
Retirar os resíduos de cremes e condicionadores é importante para manter o brilho e a saúde dos fios. O acúmulo de resíduos de cremes, pomadas e finalizadores pode aumentar a proliferação de fungos, além de deixar os fios opacos e impedir que ativos de tratamentos penetrem na fibra capilar. Se seu cabelo é liso ou ondulado, o ideal é dia sim, dia não — ou todos os dias para os oleosos.
Por exemplo, fios com química pedirão produtos com propriedades reparadoras. Além disso, prefira lavar os cabelos durante o dia, para não dormir com eles molhados.
Veja Saúde
Utilizar produtos próprios para o seu tipo de cabelo vai deixá-lo mais saudável e bonito. Por isso, se seu cabelo é oleoso, por exemplo, use shampoo e condicionador específicos, que tenham, em sua composição, ativos para controlar a oleosidade e cuidar das deficiências dos seus fios. Lembre-se sempre de retirar todo o produto para não deixar nenhum resíduo. Aposte na água fria, que alinha as cutículas do cabelo e proporciona brilho. Uma dica de ouro para não ressecar o cabelo ou criar frizz é proteger os fios antes de usar o secador, chapinha, babyliss ou difusor. É que a alta temperatura das ferramentas tira a água da fibra capilar, deixando o fio ressecado. Você pode aplicar um leave-in ou óleo capilar com proteção térmica nos cabelos secos ou molhados.