Para o Ativo abrange as disponibilidades, sobre os direitos e bens que poderá originar benefícios econômicos, já o Passivo envolve as obrigações, as contingências e as provisões e por fim o Patrimônio Líquido caracteriza a diferença entre o Ativo e o Passivo. Ele evidencia todas as informações resultantes de todas as transações da empresa ate a data em que o balanço for levantado, sendo assim a representação estática do patrimônio. A palavra balanço remete a equilíbrio visto que, tal como em uma balança, o lado do ativo e o lado do passivo devem ser iguais refletindo uma situação de equilíbrio do patrimônio de uma entidade. Esse foi o primeiro momento da contabilidade dentre as civilizações pelo mundo, sempre na busca pelo conhecimento do controle de seu patrimônio ou o que se entendia dele. Um grande marco foi o Código Comercial Brasileiro que regulamentou o sistema de escrituração contábil. Quando o aspecto for de um conjunto defini-se ser contábil (FRANCO, 1950 apud SÁ, Lopes de 1997, p.155) “Esses elementos, considerados como um todo, o patrimônio, e à disposição de uma entidade econômico-administrativa, a azienda, são objeto exclusivo de uma ciência, que é a Contabilidade”.

E, para que esse processo seja bem executado, é preciso ter muita análise e planejamento. Agora que você já viu contador digital para o crescimento das empresas, pode começar a pensar em usar a área contábil para melhorar o seu negócio. Lembre-se de cuidar para que os seus investimentos sejam feitos em uma consultoria tributária que seja realmente útil e que melhore o seu negócio do ponto de vista estratégico. Para que uma empresa se mantenha lucrativa e cumpra suas obrigações junto ao governo, é necessário que administre bem suas finanças.

A terceirização é uma boa alternativa para pequenas e microempresas que não têm estrutura para montar um departamento interno. Sem uma contabilidade para controlar os débitos e lucros, pode ser que alguma das obrigações da empresa fique sem pagamento. Se a empresa não pagar ou atrasar o pagamento de seus valores devidos, poderá ter problemas. São diversos os problemas que o empreendedor pode ter se ele não tiver atenção à área contábil. Uma gestão contábil eficiente pode prever problemas, evitar prejuízos e auxiliar o empreendedor a obter créditos. Com essas informações, é possível saber e prever o valor disponível para investimentos.

A importância da contabilidade

A Importância da Contabilidade nas Empresas no século XXI

Isso porque é a área que detém todos os números importantes para o funcionamento da organização. Também influencia no planejamento e determina os investimentos para o crescimento da empresa. Além da contabilidade para empresas auxiliar na gestão financeira dos empreendedores, o setor também ajuda em toda parte administrativa, onde analisa os dados e repassa isso para o responsável da organização.

Apenas contadores registrados no Conselho Regional de Contabilidade podem fazer essa escrituração. Porém, muito mais do que a obrigação legal, os levantamentos feitos pela contabilidade auxiliam o empresário no gerenciamento de seu negócio. Portanto, a contabilidade é uma fonte segura de informações sobre o bem-estar do seu negócio. Ela gera relatórios com informações fiscais e econômicas que permitem ao gestor ficar por dentro de tudo o que está acontecendo com a empresa. Desse modo, ele pode ter um panorama claro da vida financeira, fiscal e tributária do seu negócio. O planejamento deve ser realizado ao menos uma vez por ano, analisando o ano em questão e projetando o ano que se seguirá.

Administração

Todas as informações obtidas serão devidamente analisadas para uma boa tomada de decisões. A Soluzione Contabilidade é uma prestadora de serviços contábeis que atua há mais de dez anos com micro e pequenas empresas. Por meio de estratégias e ferramentas voltadas ao crescimento das empresas, apóia o empreendedorismo brasileiro.

Quer ter acesso a materiais gratuitos?

A administração organizacional carece de informações sólidas que possibilitem verificar se os objetivos estão sendo atingidos e nesse momento o contador gerencial se torna imprescindível com sua habilidade de interpretar situações e oscilações nas demonstrações contábeis dentro da companhia. A contabilidade evoluiu com o passar dos anos e busca aprimorar e gerenciar todas as informações de gestão de uma empresa para uma tomada de decisão mais assertiva pelos negócios. Tem como objetivo os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, e pessoas físicas e jurídicas.

Como uma subdivisão dessa importante área, a contabilidade gerencial se destaca por ter, também, um grande destaque quando se fala em administração da empresa e outras estratégias que a envolvem. Dessa forma, é possível perceber a importância da contabilidade para tomada de decisão eficaz em um empreendimento. E para isso, contar com o auxílio de uma empresa de contabilidade especializada, confiável e com reconhecimento no mercado é essencial. Para tanto, a contratação de uma empresa de contabilidade especializada e com reconhecimento no mercado é essencial para a organização e atualização constante desses registros, os quais são de extrema importância para a tomada de decisões eficazes. Apesar de ser burocrático e não demonstrar tanto a importância da contabilidade para as empresas, ele é essencial. Qualquer escritório presta esse serviço e há, inclusive, soluções tecnológicas que auxiliam na tarefa.

A começar, claro, pela correta adequação da sua empresa no regime tributário mais indicado para ela, com a menor alíquota para o seu CNAE. Isso só pode ser feito por meio de um completo planejamento tributário, que saberá qual o melhor enquadramento. Sendo assim, as informações contábeis precisam ser tratadas com muita atenção, sendo recebidas, analisadas, organizadas e concertadas, caso haja algum erro. Mas para isso, é necessário ter um contador para avaliar o desempenho da empresa. Sem esse especialista, pode haver falhas que prejudicarão no crescimento do negócio.